Transmissor de FM Estéreo para MP3, MP4, iPod, etc...

Mini transmissor de fm, a alimentação do circuito integrado é de 1.3 a 3 volts



Com duas pilhas de 1,5 volts você conseguirá máxima potência do ba1404, O capacitor CX é um capacitor de bypassing ele será de 100nF se a alimentação for mesmo feita com pilhas, mas se for utilizar fonte de alimentação externa, CX deve ser de 2200µF (eletrolítico) + 100nF (cerâmico)., se necessário use um indutor de 100µH na linha de alimentação +b. Lembre-se de utilizar uma fonte muito bem regulada, já que se a tensão passar de 3 volts seu CI BA1404 irá torrar. O melhor mesmo é usar duas baterias recarregáveis dessas que vem com máquina fotográfica. Mas se você quiser usar uma fonte eterna, recomendo que use uma com ci lm317 e ajuste a saída para 3volts. com um multímetro.
  • Componentes para montagem do transmissor de fm estéreo
antena tanto pode ser uma antena telescópica como um pedaço de fio rígido de 15 a 30 cm.
Todos componentes para montagem são fácies de encontrar, exceto o ci Ba1404 e ocristal de 38khz, esses componentes podem ser encontrados em diversas lojas nainternet, como o mercado livre. Se de qualquer maneira você não encontrar o circuito integrado para transmissor de FM BA1404 e o cristal de 38khz para montar o transmissor estéreo, entre em contato comigo e tentarei te ajudar.
Antes de entrar em contato procure nas fontes que citei. É possível encontrar esse circuito na forma de kit no mercado livre, o que facilita a montagem, já que vem com todos componentes para montagem do projeto. Também equipando os TVs Sharp, modelo C14/2053 com fone de ouvido, mas como a modulação tinha uma freqüência baixa para fugir do FM e dos canais de Tv, tinha um som abafado e sem qualidade, como isso se tornando algo absoleto para quem possuía o TV. Então para quem tem essa tv pode encontrar o integrado e a bobininha de 3 voltas. Se você não conseguir o cristal de 38khz, a única coisa que vai acontecer é você não ter uma transmissão estéreo, mas terá uma transmissão mono com excelente qualidade.
  • Modelo das bobinas que devem ser utilizadas no transmissor de fm.
bobina de RF normalmente trata-se de um componente crítico em montagens de transmissores de FM, a bobina ideal para esse circuito é de 3,5 voltas com núcleo de ferrite, encontrada em rádios de fm. Abaixo veja o modelo dessa bobina.
Mas de qualquer maneira se você não encontrar essa bobina, pode fazer você mesmo uma enrolando 4 espiras de fio de cobre 22 awg esmaltado sobre um núcleo de ferrite de 5mm de diâmetro, para ajustar a freqüência de operação do transmissor estéreo use uma chave plástica para ajustar e encontrar uma faixa de livre de fm. Se não conseguir sintonizar na faixa de fm 88 a 108 MHZ, tente alterar o valor do capacitor de sintonia.
Em último caso a bobina pode ser 4 espiras de fio esmaltado com núcleo de ar e o capacitor uma capacitor variável de 3 a 30pf. O fato de não usar bobina com núcleo de ar é que com as mudanças de temperatura ambiente, ocorre uma variação no tamanho dessa bobina que vai interferir na estabilidade de freqüência, o que não é ideal em geradores de fm de boa qualidade.
  • Usando para transmitir do mp3, mp4 , ipod ou celular pro rádio de seu carro
Se você quiser usar o transmissor estéreo no seu carro para transmitir do mp3, ipod, celular, mp4 para seu rádio de fm talvez seja necessário diminuir a potência do transmissor. Para isso diminua o tamanho da antena e use apenas uma pilha para alimentar o circuito.
Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do transmissor fm estéreo com ba1404

Nenhum comentário: